Em linhas gerais, Comércio Exterior é a troca de bens e serviços entre nações. Na maioria dos países, esse tipo de comércio representa uma considerável porcentagem do PIB.
Aliás, o comércio entre países esteve presente durante boa parte da nossa história. Basta lembrar da milenar Rota da Seda chinesa ou das navegações europeias em busca de especiarias.
Com a evolução natural do comércio e a globalização, os produtos que antes tinham o status de “importado” viraram simplesmente “produtos”.
Hoje ninguém mais repara se aquele tubo de batatinha no mercado vem da Pensilvânia, de Bangladesh ou do Vietnã. A mesma coisa acontece quando compramos roupas em um grande magazine.
O COMEX, como é chamado o Comércio Exterior, se resume a duas grandes operações: Importação e Exportação.
- Importação: é a ação de trazer produtos e/ou serviços de outros países para o território nacional. Apesar de sermos grandes exportadores de insumos minerais e agrícolas, quando olhamos para produtos mais industrializados, ainda somos muito dependentes das indústrias estrangeiras.
- Exportação: é a ação de vender produtos fabricados em território nacional em países estrangeiros. Hoje, grande parte das exportações brasileiras é dominada pela produção de commodities minerais e agrícolas.
Mas se para o consumidor final, o comércio internacional parece algo trivial, para muitos empresários brasileiros, isto ainda parece ser um sonho impossível.
Mesmo com a criação de tratados internacionais e da Organização Mundial de Comércio, os processos de Importação e Exportação ainda são complexos e precisam levar em conta uma série de fatores.
Para citar apenas algumas questões:
- Questões Tributárias: quais impostos pagos em cada país?
- Questões Comerciais: quais as regras de comercialização do produto?
- Questões Financeiras: quais os custos de importar ou exportar determinado produto?
- Questões Logísticas: o produto vai ser transportado pelo mar, ar ou terra?
Avaliando as exportações e importações do Brasil em 2022, as exportações alcançaram o total de US$ 335 bilhões, maior valor da série histórica, crescimento de 19,3% na média diária exportada em relação a 2021, as importações também apresentaram o maior valor histórico ao somarem US$ 272,7 bilhões, aumento de 24,3% em relação a 2021. O volume das compras externas cresceu 2,6%. Tanto o saldo quanto a corrente de comércio apresentaram os maiores valores da série histórica, que inicia em 1989.
O potencial de exportação do Brasil é enorme!
Seja lá qual for a especialidade da sua empresa, você tem um mundo de possibilidades para explorar.
Viabilizamos a implementação de departamentos de importação e exportação de produtos.
? +55 11 94983-5097
? [email protected]
? https://fciconsultingexport.com