Ao internacionalizar seu negócio, você estará se abrindo para novos mercados, clientes e parcerias estratégicas. Essa expansão permitirá a diversificação de receitas, minimizando a dependência de um único mercado e proporcionando maior estabilidade em tempos de incerteza.
Lembre-se de que a globalização já não é apenas para as grandes corporações. Hoje, com a conectividade digital e avanços tecnológicos, médias empresas têm acesso a mercados antes inimagináveis. Através do comércio eletrônico, redes sociais e plataformas de marketing digital, você pode alcançar públicos internacionais com custos acessíveis.
De uma maneira bem simplificada, podemos dizer que Internacionalização é o processo de iniciar operações corporativas em outros países. Para isso, as empresas podem seguir algumas estratégias:
Exportação
A mais popular e mais simples das estratégias. Consiste em produzir em solo nacional e vender para clientes de outros países.
Franchising
Um modelo no qual uma empresa cede a sua marca e diretrizes administrativas para um empreendedor estrangeiro em troca de um valor inicial e um pagamento mensal de royalties.
Joint Venture
Estratégia em que duas empresas realizam uma parceria para desenvolver um projeto por um tempo determinado. A vantagem é que como, geralmente, a parceria é feita com uma empresa nativa daquele país, não se perde tempo com estudos de mercado, nem com eventuais adaptações de produtos.
Investimento Direto – A mais complexa e demorada de todas as estratégias de internacionalização de empresas. Isso pode acontecer comprando fábricas ou unidades comerciais no país estrangeiro ou, em casos mais extremos, criando fábricas e lojas do zero. A grande vantagem dessa estratégia é a autonomia e as possibilidades ilimitadas de crescimento. As desvantagens são os grandes investimentos exigidos e a enorme burocracia a ser enfrentada.
Qual o modelo ideal para sua empresa?
Para as empresas de pequeno e médio porte, sem dúvida, o modelo de exportação é o mais indicado, pois os investimentos necessários e os riscos são bem menores. Mas mesmo para as empresas de maior porte, a recomendação é que se iniciem pelas exportações. Esta é a melhor maneira de avaliar o novo mercado sem fazer grandes investimentos de dinheiro. Um exemplo recente desta estratégia são as montadoras de automóveis. Marcas como Honda, Toyota, Renault e Peugeot eram apenas conhecidas como “carros importados” até o início dos anos 2.000. Só então, depois de caírem nas graças dos brasileiros, investiram pesado na construção de plantas fabris em território brasileiro.
E você, já sabe qual o melhor modelo de internacionalização para os seus negócios?
Não perca mais tempo, fale com a FCI Consulting Export, e contrate a melhor Metodologia para viabilizar a exportação de produtos ou a internacionalização de seu negócio.
? +55 11 94983-5097
? https://fciconsultingexport.com